sábado, 15 de abril de 2017

BLOG DO ODAIR JOSÉ: JOGO MORTAL JÁ FEZ UMA VÍTIMA NO BRASIL E JÁ CHEGOU EM CACHOEIRO-ES

 Investigação
Um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias da morte. O delegado André Rigonato, responsável pelo caso, informou que aguarda os laudos periciais do celular da adolescente. “Preliminarmente será analisado o jogo virtual citado e quem induziu ou instigou o suicídio, ou se foi uma deliberação da própria vítima”.
Aos investigadores, a mãe da estudante disse que a filha estava se mutilando a aproximadamente dois meses como, provavelmente, parte das tarefas. A mulher também entregou aos policiais duas cartas que teriam sido escritas à mão pela filha.
Na web
No Brasil, o Baleia Azul também tornou-se assunto entre os adolescentes. Por aqui, pelo há pelo menos 13 grupos fechados no Facebook, com mais de 59 mil pessoas. Porém, os internautas brasileiros transformaram o desafio fatal em zoeira e trataram de inundar a web com memes debochando do jogo. Até uma versão do bem foi criada para incentivar o amor próprio dos adolescentes.
É o Baleia Rosa, que já tem mais de 90 grupos no Facebook difundindo os desafios “fofos”. Dentre as tarefas estão escrever na mão que é lindo, assistir filmes engraçados, abraçar um amigo, comer doces, ler um livro e desenhar Kawaii – adjetivo japonês que significa bonito – nos braços. A adaptação tupiniquim tem a mesma duração do Baleia Azul: 50 dias
Zoeira
Memes zoando o jogo estão tomando conta na internet. No Brasil também é possível encontrar comunidades relacionadas ao Baleia Azul. Mas se o jogo original propõe assistir filmes de terror por 24horas, cortar a pele e desenhar símbolos pré-estabelecidos, por exemplo, os desafios do mal também foram adaptados.
“Pegue um copo de vidro, coloque ketchup, adicione água até ficar igual a sangue. Depois beba e deixe escorrer pela boca enquanto estiver bebendo”,
propõe um deles. Outro sugere: “Acordem às 5 horas da manhã e mandem fotos do nascer-do sol pela sua janela”.
Perigo
A orientação de especialistas é que os pais fiquem atentos à nova moda. A recomendação é que os filhos sejam constantemente monitorados, tanto a vida real quanto no mundo virtual. Segundo a psicóloga, psicopedagoga e professora universitária Sylvia Flores, os pré-adolescentes são mais suscetíveis a participar do Baleia Azul por perderem mais facilmente o senso de realidade. “A cada tarefa concluída, ele se sente mais poderoso”, observa.
Flores alerta que é fundamental que os pais observem quantas horas de sono o filho está tendo. Ela explica que a privação do sono é uma das piores torturas. “O sono faz parte da saúde mental. Quando sofre privação do sono, muito rapidamente a pessoa perde a noção da realidade e entra em estado psicótico”, exemplifica. “Essas estratégias podem levar uma pessoa a cometer suicídio”, afirma a especialista.
Fonte: Folha do ES
Fazer desenho com objeto cortante no corpo faz parte do jogo
Um jogo perigoso viralizou na internet. O “Desafio da Baleia Azul”, ou “Blue Whale”, começou em 2016, na Rússia e já chegou ao Brasil, podendo ser, inclusive, o responsável pela morte de uma estudante de 16 anos na semana passada, no Mato Grosso do Sul.
O jogo consiste na realização de 50 desafios, sendo um por dia. As tarefas são passadas por um responsável que eles chamam de ‘curador’ e os adolescentes devem provar que as realizaram.
Em Cachoeiro de Itapemirim-Es já existem grupos fechados de watsapp e facebook realizando as atividades do jogo, o que preocupa pais de adolescentes.
Até aí, parece tudo bem, mas na lista do que fazer, estão atividades de automutilação e que colocam a vida dos jovens em risco, sendo o último, uma ordem para que o participante tire a própria vida.
Os adolescentes são atraídos através de mensagens nas redes sociais e WhatsApp por pessoas desconhecidas. Uma forma de identificá-los é a hashtag #i_am_whale e fotos de baleia azul nos perfis, que fazem parte de uma das etapas do desafio.
Vários internautas estão fazendo alertas nas redes sociais para o desafio. Um tenente coronel da Polícia Militar da Paraíba fez uma postagem em sua rede social afirmando que em João Pessoa já há diligências para averiguar denúncia de que crianças de uma escola da zona sul já teriam se mutilado em decorrência do pacto.
A Polícia Civil do Mato Grosso está investigando se a morte de uma adolescente de 16 anos está relacionada com o Baleia Azul. A jovem pulou em uma represa de grande profundidade para cumprir o desafio final do jogo mortal. O “Blue Whale”, como também é conhecido, acontece em grupos fechados na internet e tem, como desafio final, o suicídio do participante.
O caso foi registrado no bairro Inconfidentes, região central de Vila Rica, próximo de Cuiabá, e, conforme testemunhas relataram à Polícia Militar local, a estudante participava do jogo online. Ela estava desaparecida desde a madrugada de terça-feira (11) e o corpo foi encontrado e resgatado no fim do mesmo dia.
Se confirmado, este será o primeiro caso registrado no Brasil de morte relacionada ao macabro jogo que virou ‘febre’ na Rússia e em parte da Europa.

BLOG DO ODAIR JOSÉ. EM PORCIÚNCULA HOMEM TENTA SE MATAR APÓS ESPOSA NEGAR FAZER SEXO.

Um homem de 49 anos deu uma facada em sua barriga, após sua mulher se recusar a fazer sexo com ele. O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (12), na residência do casal, na Rua Sebastião Rodrigues França, distrito de Purilândia, Porciúncula. Segundo informações, o envolvido, que estaria visivelmente alcoolizado, foi levado para o Posto de Urgência Municipal, onde passou por atendimento médico e não corre risco de morte. O caso foi registrado na Delegacia de Porciúncula.
Da redação do JBN – Foto: Divulgação (arquivo)